Não sei se vocês se lembram, mas em 2006 foi lançada em todo o planeta um medicamento que ficou conhecido como substância anti-barriga com o estardalhaço costumeiro a todos os remédios que prometem nos fazer perder peso; foi até capa da Veja!
A gigante farmacêutica francesa Sanofi colocou à disposição o Acomplia, remédio cujo princípio ativo é o rimonabanto.
A procura pela substância anti-barriga foi enorme, mas durou apenas dois anos. Quer saber porquê? Vamos por partes, como diria meu açougueiro.
O que é a substância anti-barriga?
A substância anti-barriga chamada rimonabanto nasceu das pesquisas feitas sobre a larica dos maconheiros. Acha que é piada?
Os pesquisadores descobriram que uma substância chamada eudocanabinoide, que é ativada pelo princípio ativo da maconha, causa fome e induz o organismo a estocar gordura.
Esse receptor com nome comprido e sugestivo, ao estimular o estoque de gordura, também faz com que o nível de açúcar no sangue aumente. O rimonabanto impede que o eudocanabiniode prossiga em seu ciclo de acúmulo de gordura.
O que a substância anti-barriga faz?
O rimonabanto foi chamado à época de seu lançamento de “medicamento com mil e uma utilidades”, mesmo só tendo três efeitos conhecidos. Vá entender esses marqueteiros…
- A substância anti-barriga ajuda a combater o excesso de gordura, principalmente na região abdominal. Daí sua denominação popular.
- Há estudos em andamento que afirmam que o rimonabanto pode ser eficiente no combate ao vício pelo cigarro.
- Além de ser uma substância anti-barriga, o rimonabanto pode ajudar no tratamento ao vício com drogas e álcool, graças ao efeito no mecanismo de recompensas cerebrais.
Por que a substância anti-barriga só foi vendida por dois anos?
Pesquisas independentes e complementares descobriram que a substância anti-barriga tem graves efeitos colaterais na esfera psiquiátrica. Pacientes com depressão severa que usaram rimonabanto tiveram um aumento nos sintomas suicidas; o uso conjunto com antidepressivos como a fluoxetina também apresentaram quadros graves de profunda depressão com fortes instintos suicidas.
Graças a estas pesquisas, a Sanofi suspendeu a venda do Acomplia no mundo inteiro.
Portanto, até hoje a melhor forma de ficar em forma é fazendo um déficit calórico, seja ela alinhada a dieta ou exercícios.
Procure comer de forma mais saudável, faça um curso de confeitaria online fitness e tenha suas próprias marmitas, comer fora pode ser um tiro no pé, já que não se tem controle dos ingredientes. E lembre-se, ainda não há milagres no emagrecimento!
Sinto muito, minhas amigas, mas esse blog precisa ser verdadeiro e responsável com o que diz sobre remédios para emagrecer.
Até a próxima!