Uma das principais queixas referentes às dietas é o preço proibitivo de muitos itens que nutricionistas adoram prescrever, o que faz muitas de nós querer saber como emagrecer gastando pouco, já que emagrecer grátis não é possível – bem, andar, correr e pedalar não onera nosso bolso, mas precisamos dispor de tempo, essa moeda cada vez mais preciosa no século XXI.
Entre matérias superficiais de telejornais e artigos copiados e colados à exaustão na rede mundial de computadores, consegui compilar pequenas dicas simples e eficazes. Infelizmente nenhuma faz você emagrecer grátis, mas é perfeitamente possível emagrecer gastando pouco.
Os principais passos para emagrecer gastando pouco
- Não subestime nossa instituição alimentar nacional. É consenso que o típico prato brasileiro – arroz, feijão, carne e salada – é uma das mais equilibradas fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais existentes no planeta. Basta saber preparar os alimentos de forma saudável. Um nutricionista bem intencionado pode ajudar nessa tarefa.
- Evite comer muito fora de casa e separe um dia para ir a lugares que você goste, seja ela uma hamburgueria, cafeteria Starbucks ou até mesmo a um rodízio de carnes.
- Aposte nos legumes, frutas e verduras da estação. Não é preciso importar endívias belgas ou tofu japonês para obter nutrientes que ajudem no emagrecimento. Dá para emagrecer gastando pouco na feira livre do seu bairro ou no varejão de hortifruti.
- Não renegue a xepa! O chamado fim de feira, que para muitos é sinônimo de baixa qualidade, pode reservar surpresas se você tiver olho clínico ao escolher os produtos. Os preços caem vertiginosamente e você gasta pouco para encher o carrinho de feira.
- Que tal reservar um espaço em sua casa para plantar sua própria horta? É possível organizar uma até em cachepôs. Após um período você poderá dizer que pode emagrecer grátis comendo o que planta com suas próprias mãos.
Como emagrecer gastando pouco ao fazer exercícios
- Como já disse acima, andar e correr no parque não custa tostão. Basta reservar uma hora por dia e botar o pé na estrada, com um bom par de tênis.
- Faça séries de step em casa; se você tem um degrau qualquer em algum canto da casa, use-o. Tonifica os músculos das pernas e gasta cerca de 500 kcal por hora.
- Pule corda. Lúdico, aeróbico e excelente para o equilíbrio, pernas, respiração e circulação. Gasta-se cerca de 220 kcal e você emagrece grátis!
- Alongue seu corpo antes e depois de qualquer atividade física (certo, vale para o faxinão de sábado também!). 90 kcal são evaporados em meia hora.
É justo que você queira emagrecer gastando pouco, mas se tiver que gastar algo, gaste seu tempo fazendo a coisa certa. Peça orientação de um médico para elaborar uma dieta de acordo com a sua realidade e não faça exercícios sem antes saber se você pode. Não existe maneira de emagrecer grátis, mas sua saúde não foi achada em uma lata de lixo!
Até a próxima!